Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Mestres São Avaliados Rigorosamente  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 3:1 - ¶ Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

Aqueles que desejam desempenhar a função de mestres não devem ignorar o fato de que, por estarem em evidência, se tornam mais facilmente alvo de críticas e julgamentos. “Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros” (Tiago 3:1-4).

Todo mestre é respeitado quando sua própria conduta mostra coerência com seu ensino. Uma das causas desta incoerência é apontada por Paulo: “Eles querem ser mestres da Lei de Deus, mas não entendem nem o que eles mesmos dizem, nem aquilo que falam com tanta certeza” (I Timóteo 1:7). Ser mestre, então, não é apenas falar. Não é, simplesmente, dar informação.

O fato simples é que, mesmo sendo um bom mestre, sempre haverá alunos que não irão digerir bem as aulas recebidas. Entretanto, quando um professor vive aquilo que ensina, sua convicção e sua coerência causam impacto real. O aluno pode não gostar ou concordar. Mas irá respeitar a congruência do mestre. Por isso, mias do que mestres, Cristo quer que sejamos testemunhas. Testemunhas Dele, Cristo. A mensagem da testemunha é simples e direta: “Eu era cego e, agora, vejo” (João 9:25). Bom mestre é a testemunha que não se limita a dar informações sobre Cristo, mas que compartilha sua experiência com Cristo.