Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Prêmio Das Aflições  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

O contexto bíblico é unânime, quando nos apresenta o papel estratégico das aflições, na vida do cristão. Uma das dimensões motivacionais do enfrentar aflições é descrito como “prêmio”, por Tiago: “Feliz é aquele que, nas aflições, continua fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que O amam” (Tiago 1:12).

A chave para interpretar a mensagem integral do verso 12 encontra-se no seu final: “aos q2ue O amam”. Ver bênçãos durante aflições somente é possível quando olhamos com os olhos do amor. Quando não existe, previamente, a vivência do amor a Deus, ninguém consegue ver problemas como um prêmio do Senhor.

O Senhor Jesus, escrevendo à Igreja de Laodiceia, diz explicitamente que Ele disciplina e corrige a todos que Ele ama (Apocalipse 3:19). Pedro até entende que “vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo” (I Pedro 1:6). O prêmio que Jesus nos dá é “a vida e a vida completa”, com qualidade espiritual, eterna (João 10:10). Vale a pena o ser aprovado nas aflições, aqui n terra. O prêmio de nossa fé é a vida que começa na terra e envereda pela eternidade.