Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Tiago Se Dirige A Nós  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:1 - ¶ Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.

Nós cristãos do presente século, somos claramente destinatários da Carta de Tiago. “Eu, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro” (Tiago 1:1).

As cartas enviadas a igrejas específicas focalizam problemas nelas existentes. Há cristãos que são tentados a não levá-las muito a sério, quando descobrem que suas próprias igrejas não têm problemas semelhantes. A Carta de Tiago, entretanto, por não enfatizar uma só congregação local, não deve ser ignorada: nós, hoje em dia e no lugar em que vivemos, somos seus destinatários.

Os problemas tratados por Tiago têm características de universalidade. Como foi irmão de Jesus, o ensino do Mestre, assimilado pela convivência e pelo impacto da ressurreição, é claramente citado. A Carta de Tiago é uma reedição do Sermão do Monte e demonstra a aplicabilidade de “vida com abundância”, oferecida por Jesus Cristo. Devemos ser gratos pela maneira como a Bíblia nos ensina a viver o Senhor. Hoje, como no passado, devemos nos sentir felizes, quando passarmos por “todo tipo de aflições”! A perenidade das soluções bíblicas, diante dos problemas atuais, demonstra o poder e o amor eternos do Cristo que aceitamos e queremos seguir. Por isso, ao ler o início da Carta de Tiago, temos o direito de colocar nosso próprio nome, após o “envio saudações a...”.