Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Peçamos Sabedoria  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Tiago começa sua Carta estranhamente, dizem do que os cristãos deviam ver felicidade nas aflições. Logo em seguida, porém, ensina que só a sabedoria concedida por Deus pode nos mostrar o lado construtivo dos problemas que nos afligem: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus e Ele a dará, porque é generoso e dá com bondade a todos” (Tiago 1:5).

A sabedoria que o Senhor nos dá é consequência do amor com que Ele transforma criaturas humanas em “filhos de Deus”. Doutrina humana não consegue entender a capacitação espiritual causada pelo Senhor em nós. Em função de nossa mente imatura, Tiago declara: “porém, peçam com fé e não duvidem de modo nenhum” (v.6). este poder da fé é proclamado pelo Evangelho de João: “Porém, alguns creram Nele e O receberam: a estes Ele deu o direito (capacitou) de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).

No meio das aflições, precisamos da sabedoria divina. A sabedoria que o Senhor nos dá não tem a intenção de nos tornar insensíveis ou masoquistas. Por isso, a fé é essencial. Quando oramos pedindo sabedoria, pedimos que a vontade de Deus nos dinamize, não apesar dos sofrimentos, mas por causa dos sofrimentos. Ao nos dar Sua sabedoria, ele “dá com bondade a todos”. Mais uma vez é obrigatório dizer: diante das provações, não adianta perguntar “por que?”. O que adianta é pedir, com fé e amor, a ação do Espírito do Senhor que transforma nossas lágrimas em cânticos de vitória. Vitória que somente Ele sabiamente nos concede.