Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Carne Sacrificada Aos Ídolos  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 8:4 - ¶ Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

O açougue de corinto era o templo pagão. Como todos os dias animais eram sacrificados, o templo era o único lugar para encontrar carne fresca. Como alguns cristãos perguntaram a Paulo se era lícito comprar e comer daquela carne, o apóstolo respondeu: “Quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo”. (I Coríntios 8:4).

Crentes contemporâneos enfrentam problemas semelhantes, ainda que os ídolos de hoje não sejam exatamente iguais aos de Corinto. A madeira dos meus móveis veio desflorestamento? Estes brinquedos são assim tão baratos porque sua fábrica explora crianças? O cd que está tão disponível é uma cópia pirata?

Como nos séculos idos, os ídolos não são perigosos: ruins são as pessoas que os fabricam, que fazem propaganda deles e procuram nos convencer de que precisamos deles: consumo, prazer, classe social, moda...

O grande princípio pregado por Paulo, para não nos escravizarmos aos “ídolos” é: “quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei-o para a glória de Deus”. É um teste que não falha. E que exercita muito bem a nossa consciência bíblica. Estou, por acaso, sendo atraído por um ídolo simpático? Se para me dar bem com ele, devo escondê-lo de Cristo, então nada feito.