Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Enquanto Vocês Esperam  |  Pr. Olavo Feijó

2 Pedro 3:14 - Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.

Faz parte das convicções cristãs a promessa de que, em um futuro não explicitado pela Bíblia, haverá “um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade Dele” (II Pedro 3:13). O apóstolo Pedro, logo depois de revelar-nos esta gloriosa realidade, enfatiza a missão realista dos cristãos que ainda estão vivendo nesta “primeira terra”. Ele escreve: “Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante Dele” (II Pedro 3:14).

A ausência de um futuro benfazejo localizado em nosso amanhã pode, aos poucos, extinguir as energias que ainda nos restam para viver um hoje repleto de problemas. Quem já passou por isso, confessa: “que adianta esforçar-se quando, desde já, a derrota já está garantida?”. Por outro lado, entretanto, também corremos o perigo do escapismo, quando tentamos não nos envolver na dureza da vida diária, suspirando sempre pelo céu, para onde iremos algum dia.

O conselho do apóstolo Pedro é o que há de mais positivo e construtivo na nossa vida cristã. “Enquanto vocês esperam”, diz Pedro, vivam com intensidade a vida cristã. Não é nada fácil “fazer o possível para estar em paz com Deus” – mas é a proposta clara do apóstolo. Viver “sem mancha” e “sem culpa” exige do cristão uma atitude conscienciosa, um comportamento cuidadoso, uma motivação poderosa. Na história do cristianismo, os cristãos mais abençoados e mais abençoadores têm sido aqueles que, aguardando a vida eterna da ressurreição, fizeram o possível para obedecer a Cristo, “enquanto esperavam”. Enquanto não chegamos à “nova terra”, esforcemo-nos para ser o “sal” e a “luz” nesta velha terra.