Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Pertencemos a Deus  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Ao raciocinar sobre o significado espiritual do corpo físico do cristão, Paulo escreve de forma absolutamente clara: “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus” (I Coríntios 6:19).

A teologia bíblica, profundamente desenvolvida pelo apóstolo Paulo, não faz nenhuma concessão à filosofia humanista. Como o próprio nome diz, a postura do humanismo coloca o ser humano como a medida de todas as coisas: a verdade, a justiça, o bem, a família, o corpo... O grande estrago do humanismo reside no seu ensino sobre os limites da liberdade humana: “divindade nenhuma é maior do que nossa individualidade”. “O homem deve ser livre, até a da autoridade divina”. Repetindo: ao dizer que pertencemos a Deus, Paulo renuncia a teologia de todos os possíveis humanismos, por mais atraentes que sejam.

Ao afirmar que nosso “corpo é o templo do Espírito Santo”, Paulo ousadamente eleva a dimensão física do ser humano ao mais alto nível de sofisticação espiritual. Ao mesmo tempo, ele chama a nossa atenção para a imensa responsabilidade que temos. Cristãos bíblicos não brincam de “super-homens”. Eles se submetem a Deus. E, por causa desta submissão voluntária, ganham de Cristo a verdadeira liberdade. Livremente, aceitamos pertencer a Deus.