Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Fé É Realidade  |  Pr. Olavo Feijó

Hebreus 11:1 - ¶ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

O autor da Carta aos Hebreus, milênios atrás, descreve fá de um modo que, hoje, faz sentido no mundo virtual: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem as coisas que não podemos ver.” (Hebreus 11:1).

Houve uma inversão, no conceito de realidade. Ninguém, no primeiro século da Era Cristã, levaria a sério o projeto de construir um computador. Menos ainda, a ciência da informática ou a proposta de uma rede global de comunicação virtual. Naquele século, porém, ninguém levaria a sério alguém que “não levasse a sério” a fé ou a estrutura de informação baseada nela...

A Carta aos Hebreus define fé de uma forma que, hoje, pode fazer todo sentido: o virtual é uma das expressões da realidade. Viver “pela fé” não quer dizer viver alienado da realidade. Viver pela fé é abraçar dimensões da realidade que transcendem o mundo sensorial. A fé, como enunciada pelo texto bíblico, nos afirma que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Por isso, podemos olhar a fé como a abordagem espiritual da dimensão real do mundo virtual.