Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Fraco, Para Abençoar Os Fracos  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 9:22 - Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.

O apóstolo Paulo explica, de uma forma aparentemente inadequada, qual deve ser a atitude de empatia do cristão que pretenda ganhar vidas para Cristo. “Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim, eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns.” (I Coríntios 9:22).

Será que Paulo estará desrespeitando a ordem dada por Jesus “Que o ‘sim’ de vocês seja ‘sim’ e o ‘não’, ‘não’, pois qualquer coisa mais que disserem vem do Maligno” (Mateus 5:37)? O ensino de Jesus é sobre coerência e confiabilidade, nas conversas do cristão. No ensino de Paulo, a ênfase é sobre a postura de empatia, no nosso esforço de dar testemunho de Cristo. Assim como Deus não é humano, mas usa linguagem humana, quando se revela aos seres humanos. Às vezes, a linguagem da Bíblia nos lembra um pai amoroso, explicando princípios complexos a crianças de entendimento imaturo.

As fraquezas que Deus permite em nós é que nos capacitam a sentir a dor e a impotência que sempre enfrentamos, quando vemos as fragilidades das pessoas, nas tentativas, muitas vezes frustradas, de obedecer ao Senhor. Mas, graças a Deus, não somos nós quem convencemos: é o Espírito Santo (João 16:8).