Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Cartas para Hoje - Diótrefes, exemplo a não ser seguido  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

3 João 1:9 - ¶ Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.

Existe um grande contraste entre Gaio e Diótrefes nesta carta. Enquanto o primeiro obreiro recebeu elogios, o segundo recebeu duras críticas de João. Vejamos o que o apóstolo diz a seu respeito.

- Desejava supremacia na igreja. É Deus quem dá líderes ao seu rebanho. Não podemos querer tomar o lugar de ninguém, mas sim, orar por aqueles que nos lideram. Deus é glorificado quando a Igreja respeita os líderes que tem.

- Era caluniador. Diótrefes tinha o hábito de caluniar os outros obreiros. Esse péssimo hábito visava enfraquecer o relacionamento que os tais tinham com a Igreja. Esse comportamento não tem a benção de Deus.

- Era mentiroso. Muitos obreiros para ganharem o coração do povo gostam de usar a mentira como ferramenta de manipulação. Mentem sobre testemunhos, mentem nos relacionamentos. A mentira é um comportamento horrível, pois alé de roubar a verdade, escraviza o mentiroso e ilude quem ouve a mentira.

- Não apoiava os irmãos. Além de não receber os irmãos na igreja, Diótrefes impedia que os outros irmãos o fizessem. É o tipo de pessoa que não faz e atrapalha quem está fazendo. Não era sem motivo que o apóstolo desejava repreendê-lo.

Gaio ou Diótrefes, quem nós somos diante de Deus?