Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Não Pare De Aprender  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 19:27 - ¶ Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.

O livro de Provérbios condena a preguiça e o sedentarismo. Em um dos seus versos, enfoca os maus resultados do sedentarismo mental. “Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o de que sabe.” (Provérbios 19:27).

Uma das coisas que aprendemos da neurociência é que manter regularmente o hábito de estudar e aprender novas coisas contribui para o desenvolvimento dos neurônios. O estudar continuamente, além do mais, previne ou retarda o surgimento de enfermidades cerebrais. O autor de Provérbios, milênios antes das descobertas da neurociência, mostra uma das consequências negativas do “parar de aprender”: a falta de exercício mental prejudica a memória, levando a esquecer aquilo que fora aprendido.

O Senhor disse: “aquele que tem lhe será dado”. Uma das aplicações deste conceito acontece na área do exercício espiritual. Não importa o número de talentos que tenhamos. Talento desenvolvido gera mais talentos. Vida de oração sempre intensifica os benefícios da oração. Quanto mais Bíblia estudamos e praticamos, mais o contexto bíblico vai esclarecendo nossa vida cristã. Daí a recomendação do “orai sem cessar”. Fomos salvos para servir. Nosso cristianismo é para ser dinâmico. Não pare de aprender.