Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Cristo, “loucura” de Deus  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 1:25 - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

No início da sua Primeira Carta aos Coríntios, Paulo fala da transcendente qualidade da sabedoria divina e a compara com a fragilidade da sabedoria humana. “pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio que a sabedoria humana e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana.” (I Coríntios 1:25).

Paulo fez seu doutorado em teologia orientado por Gamaliel, um dos mais respeitados doutores da Lei, na época. Ele sabia muito bem a diferença entre a filosofia e o senso comum. E foi com toda essa cultura que ele tentou “entender” a mensagem aparentemente simplista do carpinteiro Jesus, de Nazaré.

Ensinado pelo Espírito de Cristo, Paulo concluiu que a lógica filosófica não nos capacita para a comunhão com Deus. A Primeira Carta aos Coríntios contém a semente da lógica do paradoxo – aquilo que é loucura para os homens, o Senhor transforma em sabedoria da salvação. Aceitar Jesus como o Filho de Deus, o Salvador, é um absurdo filosófico. Mas é a Bíblia. Aquele que aceita Jesus aprende, existencialmente, como ter comunhão com Deus. Cristo é a “loucura” de Deus. Por isto, Ele funciona!