Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Prejuízo Do Intrometido  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 26:17 - ¶ O que, passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas.

Jesus disse que não se deve lançar pérolas aos porcos. Apesar da boa intenção do dono, suas pérolas serão pisoteadas pelos porcos. Algo semelhante disse Salomão: “Quem se mete na discussão dos outros é como quem agarra pelas orelhas um cachorro que vai passando.” (Provérbios 26:17).

Nosso desejo cristão de ajudar não deve ser esquecer da sabedoria bíblica. Há pessoas que não querem ser ajudadas e encaram nossas iniciativas de auxílio como impertinência. Certamente para nos orientar, o evangelista Mateus nos informa que, em Nazaré, “Jesus não pôde fazer muitos milagre ali porque eles não tinham fé”.

Sensatez bíblica quem nos dá é o Espírito Santo. Ver o sofrimento dos outros não é agradável e nunca deverá ser agradável. Só que obrigar um sofredor a receber uma interferência, que lhe pareça mais um sofrimento a ser aguentado, isso tem o potencial de piorar ainda mais a situação. É importante aceitar a soberania de Deus, quanto à “plenitude dos tempos”. Quando Ele manda ajudar, não ajudar é pecado. Entretanto, quando Ele não manda, nossa insistência pode piorar as coisas...