Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Do Senhor A Última Palavra  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 16:1 - ¶ Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

O autor do Livro de Provérbios nos relembra um paradoxo importante de nossa vida diária. Ele diz: “As pessoas podem fazer seus planos; porém, é o Senhor Deus quem dá a última palavra..” (Provérbios 16:1).

A história pessoal dos cristãos está sempre nos relembrando o desagradável pêndulo do nosso processo decisório. Devemos nos tornar simples marionetes, nas mãos do Senhor? Os responsáveis por nossas decisões não devemos ser nós mesmos? Afinal de contas, qual foi o objetivo de termos recebido uma mente lógica? Não são nossas decisões que nos tornam seres responsáveis?

Quando a Bíblia coloca Deus no quadro geral dos nossos planos, a questão levantada é de um outro caráter. A dimensão bíblica do planejamento humano reside na questão do senhorio, da autoridade final. Não é verdade que um bom planejamento depende do máximo de dados e informações? É nesse ponto que entra a oniciência do Senhor. A Bíblia afirma que o Senhor conhece o ontem, o hoje e o amanhã. Consequentemente, se queremos êxito para nossos planos, o inteligente é entregá-los ao Senhor. Vale a pena dar a Ele a última palavra.