Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Perseverança Produz Maturidade  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:4 - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

Tiago afirma que as provações de nossa fé produzem perseverança. Quanto à perseverança, ela é um processo e não apenas um objetivo. “E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:4).

Os ensinos do apóstolo Tiago cobrem coisas bem práticas da vida cristã. Tiago tem a capacidade de focalizar temas profundos da teologia bíblica, ensinando-os através dos nossos relacionamentos diários. Para ele, cristão que se preza não deve ficar todo o tempo pregando contra a fome – junto com a pregação, a conduta cristã organiza esforços para conseguir pão e para distribuí-lo com os necessitados. A frase tema de Tiago é: ‘a fé, sem obras, é morta”. Em outras palavras, fé deve amadurecer os discípulos de Cristo. E deve amadurecer perseverantemente.

Esses princípios Tiago aprendeu de Jesus, na íntima convivência que teve com o Mestre. Fidelidade e perseverança o Senhor ensinou à igreja de Esmirna: “Sê fiel até a morte e Eu te darei a coroa da vida.” Falta de perseverança causa falta de maturidade. Perseverar é repetir os hábitos que produzem saúde. Perseverar é adotar disciplina espiritual. Por isso, perseverar é amadurecer, é desenvolver integridade. É a maturidade espiritual que mantém nossa conduta cristã. O mundo já conhece nossos sermões: o que ele quer ver é se nós, cristãos, perseveramos em viver Cristo, na vida diária.