Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Obedecer é Amar  |  Pr. Olavo Feijó

João 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Em conversa particular com seus apóstolos,Jesus lhes dá Seu mais revolucionário ensino : “Quem tem os Meus mandamentos e os obedece esse é o que Me ama.” (João 14:21) .

Tradicionalmente, os grandes mestres conseguem a obediência dos seus seguidores usando abordagens conhecidas.Uma delas é o carisma. Outro recurso é o da autoridade moral. Uma profunda sabedoria é outro meio de manter adeptos.A proposta de Jesus constitui um desafio nunca dantes enfrentado. O que Jesus requer dos Seus discípulos é um binômio: amor com obediência.

Ao afirmar que obedecer e amar estão intimamente interligados Jesus não está recomendando a tradição humana da humilhação ou da despersonalização. A proposta do Mestre é a da relação de funcionalidade, como a que Ele estabeleceu, quando afirmou “Eu sou a videira, vós sois as varas”. Quanto mais as varas “obedecem” ao tronco mais saúde acontece, mais fruto é produzido. A vida espiritual que experimentamos flui da nossa comunhão com o Cristo.Em outras palavras, nossa vida é o resultado do nosso amor por Ele e de nossa obediência a Ele.Por isso, quando estamos em Cristo, obedecer é amar, assim como amar é obedecer.