Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Confia ao Senhor Tuas Obras  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 16:3 - ¶ Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

A Bíblia sabe que precisamos de um confidente, porque somos seres sociais. É neste contexto que ela recomenda: “Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Provérbios 16:3).

Vivemos num mundo de pessoas carentes. Porque tantos sentem necessidade de ajuda, dificilmente encontramos pessoas dispostas a ajudar. O raciocínio, parece, é o seguinte: “Eu já estou que não me aguento meus próprios problemas – como é que ainda vou ter forças para carregar as dificuldades dos outros?” Apesar de a Bíblia dizer que “ninguém vive para si”, temos a impressão de que não temos energia suficiente para dar conta de nós e, além disso, dos problemas dos outros. A maioria se encontra nesta encruzilhada. Precisando falar, sem querer ouvir.

Marta e Maria, irmãs de Lázaro, descobriram que podiam confidenciar sua mágoas a Jesus. Enquanto Lázaro se encontra gravemente enfermo, as duas imploraram pela ação curativa do Senhor. Apesar das orações insistentes, Jesus não apareceu “a tempo”... e Lázaro morreu! Por isso, assim que se encontraram com o Mestre, rasgaram o coração e disseram tudo o que sentiam e que as machucava. Quando “Jesus chorou”, ficou evidente que Ele aceitou com respeito as tristes confidências de ambas. E aí, na intensidade das emoções do diálogo, Cristo reorientou aquela história. É o que Provérbios chama de “teus pensamentos serão estabelecidos”. Porque, após a agonia e as lágrimas da confidência, uma nova vida começou para a família toda. Apesar das lágrimas, das revoltas e dos cansaço, é preciso confiar ao Senhor as nossas obras.