Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A Diferença Entre Ver e Conviver  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 19:6 - E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

A história de Zaqueu começa com seu desejo de “ver” Jesus. Felizmente, ela evoluiu até o ponto de “aceitar” a Jesus. “Então ele desceu rapidamente e O recebeu com alegria.” (Lucas 19:6).

O episódio de Zaqueu, narrado pelo evangelista Lucas, ilustra bem como as pessoas reagem, quando ouvem falar de Jesus. No Ocidente, Ele faz parte da história e da religiosidade popular. Não faltam curiosos, querendo ver a biografia da pessoa que fez milagres e que pregou uma mensagem revolucionária. E existem também aqueles que se interessam pelas instituições religiosas criadas ao redor da doutrina Dele. O grande problema daqueles que são apenas curiosos é que permanecem meramente curiosos pelo “mito” Jesus.

Zaqueu representa um grupo diferente de pessoas que se interessaram por Jesus. Após tê-lo visto de longe, ao primeiro convite feito pelo Mestre ele o recebeu. Não só na sua casa mas, acima de tudo, no seu coração. Na sua vida. Ele ilustra a diferença entre “ver” e “conviver”. Entre mero interesse e submissão da própria vontade. Nossas igrejas viraram um campo cheio de joio e de trigo. Cheio de espectadores, que apreciam os “shows de fé”. Nossos templos, entretanto, deveriam ter mais membros decididos a conviver com Jesus. Zaqueu convertido é um exemplo e um desafio para nós. O Zaqueu convertido nos mostra a ética de Cristo, quando aplicada na vida profissional, na convivência social. Que o Senhor possa dizer de nossa convivência com Ele: “Hoje entrou salvação nesta casa”.