Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Generoso Prosperará  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 11:25 - ¶ A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

Os defensores da responsabilidade global estão sendo cada vez mais ouvidos. Graças às desgraças evidentes que a exploração desenfreada do planeta vem causando, o consumismo egocêntrico está sendo condenado de forma mais eficiente. Se os ecologistas tivessem a oportunidade de estudar a Bíblia, poderiam aumentar a força dos seus argumentos com a palavra do rei Salomão: “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11:25).

Uma das ilustrações mais interessantes deste princípio bíblico encontra-se na lei que manda dar descanso à terra, após cada seis anos de uso do solo. No ano sabático da fazenda, a terra devia ficar em repouso, experimentando um processo de autorrenovação. Como a agrotecnia contemporânea vem demonstrando, agricultores que usam esta generosidade para com a terra, conseguem melhores safras nos anos seguintes.

O egocentrismo do consumismo atual tem sido tão descontrolado, que quase ninguém mais acredita na atitude altruísta. A disseminação do movimento ecológico, entretanto, vem ensinando que “generosidade gera generosidade”. A forma mais perfeita desta postura ensina “fazei aos outros o que quereis que os outros vos façam”. O resumo da lei, diz o Cristo, é “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.