Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Após Tristeza, Alegria  |  Pr. Olavo Feijó

João 16:20 - Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

Nas vésperas de Seu sofrimento, por causa da prisão e da crucifixão, Jesus fala abertamente aos Seus discípulos: “Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.” (João 16:20).

Jesus sempre quis discípulos com maturidade espiritual. Por isso, sempre foi explícito e claro, no Seu ensino. Em momento nenhum do Seu ministério Ele usou de propaganda enganosa, prometendo vida confortável aos Seus seguidores. Aos que demonstraram intenção de segui-lo, prometeu: “No mundo tereis tribulações”. As tribulações são a resposta natural daqueles do mundo que rejeitam o Cristo. O mundo só não maltrata os maus discípulos, aqueles que dizem ser crentes, mas vivem um comportamento anti Cristo.

Crente engajado com Cristo deve, realmente, “dar graças a Deus, quando passar por muitas provações”. Ao mesmo tempo, porém, deve dar graças a Deus pela incompreensível paz, que Cristo constrói em nosso coração. Mais de uma vez nossa vida cristã já experimentou tristeza transformada em alegria. Mais de uma vez nossas lágrimas nos disseram que a esperança se fora e que os inimigos venceram. Mais de uma vez tivemos a impressão de que o triste fim chegara. É forçoso, entretanto, nunca esquecer do final da oração de Jesus por nós: “a fim de que o amor que tens por mim esteja neles e Eu neles esteja”. É absolutamente válido viver a promessa da transformação da tristeza em alegria.