Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Significado De Não Ser Disciplinado  |  Pr. Olavo Feijó

Hebreus 12:8 - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

Para aqueles cristãos que reclamam quando são disciplinados pelo Senhor, o Autor de Hebreus tem uma mensagem: “Se vocês não são disciplinados e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.” (Hebreus 12:8).

Nós cristãos, na grande maioria, não ficamos muito felizes, quando o Senhor disciplina nossa conduta. A coisa fica até mais séria, nos casos em que a disciplina divina fica do tamanho de nossos deslizes espirituais. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar de castigo ou de receber uma punição. Entretanto, manda a justiça que a punição deva ser do tamanho da desobediência. Qualquer raciocínio tranquilo concluirá que um erro, quando não corrigido, fatalmente gera mais erros e agiliza qualquer potencial de desestruturação.

Nada nos impede de levar a sério o ensino bíblico, a não ser a nossa própria incredulidade ou nossa própria imaturidade. A lógica utilizada por Hebreus é extremamente simples: tudo o que não for baixo é alto; tudo o que não for escuro será claro. Não há meio termo: ou somos filhos do Senhor... ou não somos. Em cada um dos casos, as consequências serão óbvias e inevitáveis. Daí o raciocínio do autor bíblico: temos convicção de que fomos adotados pelo Senhor, como filhos? Se a resposta for positiva, uma das evidências mais marcantes de que o Senhor nos aceitou é a seguinte: o Senhor tem-nos permitido provações? Se dissermos sim, bem-aventurados somos. “O Senhor disciplina o filho a quem ama”. Não vale a pena ser filho ilegítimo.