Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Confiaste Na Tua Formosura  |  Pr. Olavo Feijó

Ezequiel 16:15 - ¶ Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.

Durante o exílio, o profeta Ezequiel transmitia ao povo os preceitos do Senhor. O grande objetivo era motivar o judeu, no sentido de aprender dos próprios erros. Uma das várias mensagens, alertava: “Mas confiaste na tua formosura e te corrompeste por causa da tua fama. Prostituías-te a todos o que passava, para seres sua.” (Ezequiel 16:15).

O povo hebreu, assim como nós, tinha a tendência de recorrer ao Senhor, nas ocasiões de desobediência e de consequências punitivas. Assim que usufruíam da misericórdia divina, confundiam o poder perdoador e reabilitador do Senhor com o poder da sua própria capacidade. A história dos escolhidos de Deus é a repetitiva narrativa dos altos e baixos humanos.

Quando perguntamos à Bíblia se esta bipolaridade é nosso destino obrigatório, a Escritura diz que não. De início, a Bíblia alerta: “Aquele que está em pé tenha cuidado para que não caia.” Em seguida, o texto sagrado afirma nossa necessidade de cultivar um realismo espiritual constante: aquele cristão que declara não fraquejar e cair em pecado “engana-se a si mesmo”. Todavia, enquanto vivermos neste mundo de tentações, somos ensinados, diariamente, a avaliar nossa própria temperatura espiritual e a reconhecer nossos pecados. Porque, se assim o fizermos, “Ele é fiel e justo para perdoar nosso pecado e nos purificar de toda iniquidade”. Nossa formosura espiritual vem de Deus. Devemos confiar na formosura do Senhor, ao invés de nos orgulharmos do status a que chegamos, pela misericórdia Dele.