Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Pão Sem Os Maus Fermentos  |  Pr. Olavo Feijó

Êxodo 12:17 - Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

Nas vésperas da saída do povo hebreu, após quatrocentos e dezoito anos de escravidão no Egito, o Senhor dá as últimas instruções. “Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito.” (Êxodo 12:17).

Não havia tempo a perder. Desde a noite, até o amanhecer do dia, cada detalhe da logística de Deus deveria ser obedecido. E, para dramatizar a situação, a última ceia deveria ser comida com roupas e sandálias de viagem. Um dos detalhes, no seguir as instruções com urgência e prontidão, foi o tipo de pão a ser comido: sem fermento. Não daria tempo de esperar pela levedura da massa. A partir daí, em função do impacto da ordenança, ficou instituída a Festa dos Pães Asmos, sem fermento.

É interessante como nosso sentido de urgência não bate com o conceito divino de urgência. Por isso, tendemos a deixar para amanhã, coisas que o Senhor ordenar para fazer ontem. Por outro lado, quantas vezes rogamos que o Senhor resolvesse problemas de anteontem. E, para nossa desilusão, constamos a resolução divina quando já nem mais esperávamos. É estranho descobrir que um Ser eterno lide com o tempo de maneira tão detalhada. A Bíblia chama isto de “a plenitude dos tempos”. Lembremo-nos deste detalhe, quando sentimos que Sua ordem é comer o pão ainda sem fermento.