Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O que Jesus falou sobre o Espírito em João 14?  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

João 14:17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

O Salvador se referiu ao Espírito diversas vezes, mas nenhum texto é tão forte quanto Suas palavras no evangelho de João. Comecemos no capítulo 14. Ali, Jesus afirma que o Espírito Santo é outro Consolador, que ficaria conosco após Seu retorno ao Pai Celestial (Jo 14.16). O Senhor o chamou de Espírito da Verdade, que o mundo não poderia receber; este habitaria conosco e estaria em nós (vv.17). Além disso, Ele nos ensinaria todas as coisas e nos lembraria das palavras de Cristo (vv.26).

Estas palavras do Mestre sobre o Espírito reforçam fortemente o princípio de comunhão. O Consolador seria uma presença viva e amiga tal qual foi o Salvador. Ele habitaria dentro de cada discípulo de Jesus, nos ensinando e nos lembrando das Palavras de Cristo. Como reduzir todos estes atributos a uma simples teoria? É impossível!

Cada cristão deve, individualmente, estar em comunhão com o Espírito Santo (2 Co 13.13), experimentando a alegria de Sua presença em nós.