Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Aprendam a Fazer o Bem  |  Pr. Olavo Feijó

Isaías 1:17 - Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Logo no início do seu livro, o profeta Isaías declara o julgamento do Senhor sobre a desobediência do Seu povo. E faz um apelo: “Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão” (Isaías 1:17).

O Senhor nunca escondeu Seus objetivos de desenvolver um povo de filhos adotivos. E nunca minimizou o tamanho da dificuldade deste objetivo. Dificuldade, evidentemente, não da Sua parte. Mas da parte dos candidatos a compor a comunidade adotiva. Os filhos que o Senhor sempre quis nada têm de seguidores mecânicos, robotizados – isto seria fácil demais. Destituído de valor espiritual. O que o Senhor vem construindo, através dos séculos, é criaturas humanas, e portanto imperfeitas, que sejam conscientemente abertas para obedecer ao Senhor.

O apelo, em Isaías, usa um verbo bem definido: “Aprendam!” Fazer “o bem”, em última análise, é viver de acordo com os critérios divinos. Só que “o homem natural é inimigo de Deus”. E, consequentemente incapacitado de “fazer o bem”. Daí o apelo divino: “aprendam”. Exatamente com o apelo de Jesus: “aprendei de mim”... Olhando para o cenário cósmico, na direção “do novo Céu e da nova Terra”, nossa única esperança de nos tornarmos filhos é a aceitação obediente do Cristo Jesus. É “buscar o Reino de Deus e a sua justiça”. É nos agarrarmos, diuturnamente, com o Espírito de Cristo. É viver na carne o que o Espírito manda. Este é o único jeito de “acabar com a opressão”: a conduta obediente que “aprende a fazer o bem”.