Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Provação Produz Perseverança  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 1:3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.

No decorrer da Bíblia, a qualidade da perseverança recebe ênfase especial. Tiago nos ensina um dos meios de se conseguir esta qualidade: “Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.” (Tiago 1:3).

Na dieta espiritual da vida cristã existe também o “efeito sanfona”. Em certos momentos da vida comunitária, muita alegria. Já nas horas da solitude, em que enfrentamos sem ajuda as adversidades, muito abatimento. Sobe e desce. Aumenta e diminui. Os bons especialistas em vida espiritual concordam que essa descontinuidade de postura afeta negativamente a saúde do cristão. Pois bem – perseverança é o oposto da descontinuidade, do entregar os pontos.

Tiago, juntamente com outros escritores bíblicos, nos ensina que “a prova da sua fé produz perseverança”. É como a prática da musculação: ela exige dedicação, disciplina e resistência. Nos seus efeitos cumulativos, entretanto, o exercício cansativo “prova” a nossa saúde, reduzindo o estresse, fortalecendo as funções do coração, queimando as gorduras desnecessárias. A fé, como tudo o que é vivo e dinâmico, deve ser cultivada, exercitada. Quando nossa fé é desafiada e nós nos agarramos ao Senhor, que é o objeto de nossa fé, tudo isso aumenta nossa comunhão com Ele. Essa permanência, oriunda da provação da fé, recebe o nome de perseverança. Repetindo Tiago, a provação produz a perseverança.