Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
E Se O Mar se Fechar?  |  Pr. Olavo Feijó

Êxodo 14:15 - ¶ Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Diante do Mar Vermelho a impedir a caminhada, o Senhor deu uma ordem esquisita, através de Moisés: “Diga ao povo de Israel que marche” (Êxodo 14:15).

Hoje, séculos depois, quando lemos esta narrativa e já sabemos que o mar se abriu e o povo se salvou, é fácil condenar a “incredulidade” dos israelitas. Se, porém, estivéssemos lá, certamente nosso julgamento não será tão rigoroso. Debaixo dos pés, uma areia quente como brasa. Dos lados, nenhuma colina para se esconder. Atrás, o barulho e a visão de um exército inimigo, doido para matar. Quanto à frente... bem a visão da frente era um montão de água, um mar com a capacidade de afogar os que nele entrassem. Por isso, quando o Senhor ordenou marchar adiante, dizendo que as águas se abririam, o natural seria perguntar: e se o mar se fechar?

Qual a diferença entre o Mar Vermelho e os mares que hoje enfrentamos, na jornada de nossa vida? Mares que se abrem têm a tendência de fechar... Não é para dar um pouco de medo? Por isso, então, o problema não reside no tamanho do mar. O problema deve enfocar a Pessoa que nos manda marchar. O Senhor continua testando a nossa confiança Nele. Com mar ou sem mar, “marchar” é continuar pela fé. Sem nenhuma preocupação lógica. Se não dermos nosso primeiro passo, nunca veremos o mar se abrindo. E nunca chegaremos lá.