Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Mundo não O Conheceu  |  Pr. Olavo Feijó

João 1:10 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

Ao primeiro capítulo do seu Evangelho, João nos revela o panorama total da criação, a partir dos planos e da ação de Deus, em Cristo. Um dos detalhes que chamam nossa atenção é o potencial de aceitação e o de rejeição com que o Senhor formou o ser humano. O Cristo “estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, mas o mundo não O conheceu” (João 1:10).

A história da criação do “novo céu e da nova Terra”, tem seu real começo no princípio da criação cósmica, segundo Gênesis. O profundo significado espiritual da criação, entretanto, só alcança sua plena revelação, quando João nos explica que o poder divino por detrás de tudo se chama Cristo – o Cristo encarnado como Jesus.

Pois é exatamente no contexto de Jesus como o Cristo que reside o Evangelho, “a Boa Nova”. O fato da rejeição do Criador, a partir das criaturas, isto não foi novidade. A “boa nova”, a coisa extraordinária, impensada pelos humanos, encontra-se na magnanimidade do Deus amor, que desenvolveu um sistema de recuperação chamado “adoção de filhos”. Efésios, aliás, nos revela que o plano dos filhos adotivos foi bolado “antes da fundação do cosmos”. Até a concretização da “nova Terra”, o mundo continuará não conhecendo a Cristo. Pela fé, porém, aqueles que O aceitarem como o “Deus conosco”, viverão na graça amorável e poderosa do Espírito de Cristo. Apesar do mundo.