Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Somos pó da Terra  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 2:7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Os principais especialistas em interpretação bíblica concordam sobre o fato de que a linguagem da Bíblia não é científica. Um dos exemplos dessa afirmação é a descrição da estrutura da criatura humana: “Então Deus formou o corpo humano usando para isso o pó da terra. Depois soprou nele o sopro da vida e ele veio a ser alma vivente” (Gênesis 2:7).

“Pó da terra” é uma das muitas metáforas da Bíblia. Se, ao invés de “pó”, descrevermos o corpo humano como a estruturação sofisticada de minerais, não estaremos contrariando o escritor bíblico. Porque, com todo o respeito, aquilo que nos forma fisicamente é cálcio, manganês, potássio, alumínio, ferro, etc. etc. Isto tudo significa dizer que não somos importantes?

A Bíblia responde. Se nos restringirmos ao “pó da terra”, nosso valor será muito pequeno. Se, entretanto, formos ao final do versículo, poderemos encontrar o valor profundo do corpo humano: nosso corpo, ao receber do Senhor “o sopro da vida”, subiu de categoria e virou “alma vivente”! O Apóstolo Paulo entendeu o significado da complexidade corpo/alma do nosso corpo e declarou: “O vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós”. Por isso, cristão que despreza o próprio corpo está desrespeitando o “templo do Espírito Santo”. Somos pó da terra. Mas somos especiais, porque temos o sopro do Senhor.