Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Tentação no Ponto Certo  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

O capítulo 10 da Primeira Carta aos Coríntios contém ensinos do Apóstolo Paulo referentes às forças malignas deste mundo. No verso 13, Paulo escreve, com muita certeza: “... Mas Deus cumpre as Suas promessas e não deixará que sofram tentações além de suas forças” (I Coríntios 10:13).

A primeira ênfase a ser dada é reafirmar a declaração bíblica de que o Maligno odeia os crentes: ele se esforça constantemente em tentar e derrubar aqueles que decidiram amar a Cristo. Cristo que procura ignorar Satanás e sua missão torna-se uma presa fácil do Inimigo. O fato inegável é que vivemos, diariamente, cercados por tentações. E que elas nos fazem mal e nos cansam.

Mas a grande mensagem de Paulo, neste contexto sombrio, é que o Senhor tomou todas as providências necessárias, para ajudar os crentes que enfrentam tentações. Por isto, Ele garante que Satanás não tem a autoridade de nos tentar acima de nossas forças pessoais de resistência. Esta afirmação pode nos dar base para afirmar uma conclusão inesperada> ora se Deus não permite que tenhamos tentação acima de nossas forças, então quando enfrentamos grandes tentações, isto deve ser um bom sinal. É um sinal de que o Senhor nos concedeu um limite bem alto de resistência contra tentação. É bom, entretanto, frisar: estas forças que temos não vêm de nós. Elas sempre vêm de Deus.