Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Você é Simplesmente um Homem  |  Pr. Olavo Feijó

Ezequiel 28:2 - Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;

O rei de Tiro abusou do direito de ser imaturo, se enchendo de orgulho. O Senhor, através do profeta Ezequiel, mandou uma mensagem dura para o rei: “O seu coração está cheio de orgulho... Mas você não passa de um homem qualquer... mesmo dando a impressão de ser um deus” (Ezequiel 28:2).

O orgulho é um processo de enganar-se a si próprio. Quase sempre, o orgulho passa a ser uma máscara, cobrindo os defeitos da pessoa, seus medos, suas invejas, sua visão imperfeita de si mesma. Pessoas amadurecidas, que reconhecem por igual tanto suas virtudes quanto seus defeitos, não apelam para o orgulho. Como diz Ezequiel, o orgulhoso finge que é o rei do mundo, mas de fato, ele “não passa de um homem qualquer”.

O melhor remédio para o orgulho é um banho de realidade. Uma imersão na verdade. É o que a Bíblia diz: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Por isso Jesus, que era muito prático, apresentou-se como sendo “a” verdade: “Eu sou o caminho. A verdade é a vida”. A experiência tem sido sempre a mesma: aquele que aceita a pessoa de Jesus dentro de si mesmo, vivendo em comunhão com o Cristo fica curada do seu orgulho. É tiro e que dá!