Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Pacientes na Tribulação  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

No seu capítulo 12 da Carta que escreveu aos Romanos, o Apóstolo Paulo dá uma série de conselhos à moda de provérbios. “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Romanos 12:12).

Paulo está dentro do contexto bíblico, no que se refere ao significado espiritual da tribulação, na vida daqueles que aceitam o senhorio de Cristo. A Bíblia, como um todo, afirma a soberania do Senhor determinou que até as forças malignas fossem usadas para o desenvolvimento daqueles que creem Nele. Antes, no capítulo 8, Paulo já escrevera: “Todas as coisas contribuem, conjuntamente, para o bem daqueles que amam a Deus”. Pois a tribulação também faz parte da relação do “todas as coisas”.

Tiago, no início de sua carta, declara: “Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência”. Vamos então que as três coisas estão associadas: a tribulação, a fé, a paciência. Não há dúvida, então, que o Senhor nos exercita. Ele nos quer espiritualmente fortes – por isso, respeitando as nossas fragilidades, Deus nos leva a praticar musculação espiritual. Como no exercício físico, é preciso ter perseverança e paciência na prática da nossa comunhão com o Senhor. Quanto ao resultado, a Bíblia nos garante força espiritual e vitórias.