Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Maligno não lhe toca  |  Pr. Olavo Feijó

1 João 5:18 - ¶ Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Ao terminar sua Primeira Carta, João usa várias vezes a expressão: “e sabemos...” No final do verso 18, ele escreve: “...O que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo e o maligno não lhe toca” (I João 5:18).

No contexto bíblico, o ensino claro é a onipotência do Senhor: entidade nenhuma tem maior poder do que Ele. Na Sua onipotência, diz a Palavra, o Senhor sistematicamente tem usado a obra de Satanás como instrumento Seu para o aperfeiçoamento daqueles que amam a Deus. O livro inteiro de Jó, aliás, focaliza a soberania do Senhor e os caminhos da Sua providência.

Por isso tudo, é importante desfazer o receio, que existe em alguns discípulos de Cristo, segundo o qual o “maligno” tem poder de desfazer em nós aquilo que o Senhor esteja realizando. Aquele que “está em Cristo” possui as garantias do Senhor contra “os dedos inflamados do maligno”. Aquele que está em Cristo pode ser “tentado” por Satanás. O que o Inimigo não pode é destruir a obra do Espírito Santo dentro de nós. É exatamente isto que João ensina, quando garante que “o maligno não lhe toca”.