Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Humilhação e Exaltação  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Orgulho e soberba sempre se unem nas promessas que procuram endeusar a si mesmas. É neste contexto que o Apóstolo Tiago escreve: “Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

O orgulho e a soberba constituem as características essenciais para a queda espiritual de uma pessoa. Foi assim na queda de Lúcifer. Foi assim na queda de Adão e Eva. Quem é tomado por esses dois sentimentos, tende naturalmente a menosprezar e a humilhar os outros. Mais do que isso, os orgulhosos e soberbos chegam ao ponto de desafiar a própria soberania do Senhor.

A receita de Tiago soa estranha para o profundo egocentrismo do orgulhoso e do soberbo: “humilhai-vos perante o Senhor”. Humilhar-se perante o Senhor, entretanto, demonstra tanta inteligência e bom senso como a do usuário de uma máquina sofisticada. Antes de usá-la, ele estuda cuidadosamente seu manual e, sem nenhum constrangimento, obedece às instruções do engenheiro. Obedecer ao manual é o mesmo que “humilhar-se perante o engenheiro”. Quando o usuário reconhece o senhorio do engenheiro, o resultado do seu trabalho é “exaltado” pelos bons resultados decorrentes. Da mesma forma, “humilhar-se” obedientemente perante o Senhor, o engenheiro de nossa vida, só pode resultar em bênçãos que nos “exaltam” espiritualmente.